"O Sétimo Selo" - José Rodrigues dos Santos

Autor: José Rodrigues dos Santos
Título: "O Sétimo Selo"(2007)

História e apreciação (contém SPOILERS) :O livro relata a história de Tomás Noronha, um historiador e professor da Universidade de Lisboa, que é contactado por um agente da Interpol para investigar o assassinato de dois cientistas, um espanhol e um americano mortos em países diferentes mas com uma curiosa pista idêntica, um papel deixado ao lado dos corpos com o número do diabo, o número 666. A Interpol pretende chegar ao principal suspeito que está desaparecido, Filipe Madureira e contam com Tomás Noronha para encontrá-lo, pois estes foram colegas e amigos no liceu. Durante a investigação Tomás envolve-se num emaranhado de mistério e interesses relacionados com o negócio do petróleo, o aquecimento global e as empresas mais poderosas do mundo. Tomás percebe então que Filipe Madureira não é culpado mas sim vítima neste processo todo, pois os cientistas mortos eram seus amigos e trabalhavam juntos numa descoberta fantástica que pode revolucionar o mundo e a sociedade em que vivemos. O próximo alvo seria Filipe Madureira, devido aos conhecimentos que possui sobre as empresas de petróleo, as fontes de energias, bem como as relações destas com o aquecimento global. Descobre também que o petróleo está a acabar no planeta e  que algumas empresas e países poderosos não pretendem que se saiba. Tomás Noronha acaba traído pelo suposto agente da Interpol e tenta salvar o seu amigo. Uma história a não perder.
O livro revela um trabalho de pesquisa intenso e detalhado, bem realizado pelo autor, fez o trabalho de casa com nota dez, o enredo está interessante e o argumento é brutal, adorei. É de destacar que todos os artigos e factos  científicos retratados neste livro são verdadeiros e os documentos referidos existem, o que é impressionante e dá veracidade ao romance criado por José Rodrigues dos Santos. Faz lembrar o “Código Da Vinci” e “Anjos e Demónios” de Dan Brown, tal a semelhança de estrutura  e enredo. Para mim este livro é superior aos de Dan Brown porque este baseia-se em factos científicos e documentos reais, sem fantasias, crenças e superstições. José Rodrigues dos Santos é um escritor português igual ou mellhor que Dan Brown. Prova disso é que alguns livros de José Rodrigues dos Santos estão a ser adaptados para o cinema. “O Sétimo Selo” é interessante e viciante, agarra completamente o leitor.  Aconselho a quem goste de ler (pois são 500 páginas) e goste de aprender ao mesmo tempo. Li em 6 dias em Agosto de 2012.

Sinopse (Wook): Um cientista é assassinado na Antárctica e a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver: 666. O mistério em torno do número da Besta lança Tomás numa aventura de tirar o fôlego, uma busca que o levará a confrontar-se com o momento mais temido por toda a humanidade: O apocalipse. De Portugal à Sibéria, da Antárctica à Austrália, O Sétimo Selo transporta-nos numa empolgante viagem às maiores ameaças que se erguem à sobrevivência da Humanidade. Baseando-se em informação científica actualizada, José Rodrigues dos Santos volta com este emocionante romance aos grandes temas contemporâneos, numa descoberta que poderá abalar a forma como cada um de nós encara o futuro da humanidade e do nosso planeta.  Prepare-se para o choque.

Classificação - Muito Bom (4,5 estrelas)/ Superou as minhas expectativas

Sem comentários:

Enviar um comentário