"O Que a Vida Me Ensinou" - Valdemar Cruz

Autor: Valdemar Cruz
Título: "O Que a Vida Me Ensinou" (2007)

História e apreciação: Este livro é uma compilação de depoimentos onde pessoas representativas da sociedade portuguesa expôem as suas ideias e opiniões sobre a sociedade e a vida. Falam do passado e do presente. Transmitem-nos um pouco da sua sabedoria, do que a vida lhes ensinou. Falam das suas convicções, do que são e do que foram. Dão-nos uma pequena lição de vida. É um livro interessante, vale a pena. Li em 2 meses espaçadamente. Acabei a leitura a 25 de Maio de 2007 (298 páginas).

Sinopse (Wook): Grandes figuras da vida pública portuguesa partilham connosco o que vida lhes ensinou.
Manoel de Oliveira podia ter começado e acabado na gestão de uma fábrica de lâmpadas, ou desistido depois de décadas sem conseguir filmar. 
José Saramago podia ter sido um eficiente serralheiro mecânico ou resignar-se a lamber as feridas provocadas pela dor de um despedimento aos 53 anos. 
Eunice Muñoz podia nunca se ter atrevido a abandonar o teatro de feira da família. 
Júlio Resende podia não ter passado de um modesto merceeiro. 
D. Manuel Martins podia ter olhado para o lado quando se confrontou com a miséria em Setúbal. 
Vítor Crespo podia ter-se aconchegado ao sossego do lar na madrugada de 25 de Abril.
A verdade é que, em todos eles se percebe que quando podiam ter feito o mais fácil, o mais óbvio, o aparentemente mais natural optaram por se dar ao trabalho de escolher a via mais difícil, menos cómoda e menos evidente. Ousaram dizer à vida que cada um de nós pode conter uma lição de vida.

Classificação: Bom (4 estrelas)/ Superou as minhas expectativas

Sem comentários:

Enviar um comentário