"O Mistério de Natal" - Jostein Gaarder

Autor: Jostein Gaarder
Título: "O Mistério de Natal"(1992)

História e apreciação (contém SPOILERS): É a história de um rapaz chamado Joakim que adquire um calendário de Advento(daqueles que têm uma janelinha por cada dia do mês que normalmente contêm figuras ou chocolates lá dentro), mas este é especial, pois para além de cada janelinha ter um desenho tem também um papelinho enrolado com uma história sobre uma rapariga chamada Elisabeth. Joakim vai lendo todos os dias um papelinho e, de acordo com eles, Elisabeth é uma menina com sete anos que estava com a mãe num armazém de brinquedos em 1948, e viu uma ovelha a sair do local onde estavam os peluches e foi atrás dela para lhe acariciar o pêlo, mas a ovelha fuge depressa e Elisabeth corre atrás dela. Joakim abre as janelas do calendário todos os dias e contêm sempre um papelinho que conta a história de Elisabeth, mas nessas histórias o tempo anda para trás e Elisabeth entra num grupo que vai a caminho de Belém para ver o menino Jesus nascer. Cada dia do calendário corresponde a um século atrás no tempo e Elisabeth vai percorrendo o caminho desde a Noruega até Belém com um grupo que aumenta ao longo da viagem, com anjos, pastores e reis magos a acompanharem-na na viagem.
    Um facto surpreendente é que Joakim descobre que existe realmente uma Elisabeth que com sete anos desapareceu do pé da mãe em 1948, num armazém de brinquedos. Os pais de Joakim pesquisam sobre o acontecimento em jornais antigos e verificam que aquilo aconteceu. Será a Elisabeth da história dos papelinhos a mesma Elisabeth que desapareceu naquele dia do armazém de brinquedos? São duas Elisabeths diferentes ou a mesma? Quem escreveu a história do calendário? Joakim vai em busca das respostas com a ajuda dos seus pais, que entretanto também se envolvem nesta aventuravencantadora.
    O livro é repleto de enigmas e mistério, dá largas á imaginação e é um convite ao entretenimento. Jostein Gaarder proporciona-nos uma história bonita e encantadora. Li em 4 dias (214 páginas).Acabei a leitura a 10 de Fevereiro de 2012.

Sinopse (Wook): Pretendendo ser um conto de Natal empolgante, O Mistério de Natal conta-nos a história de um calendário mágico ao qual se encontra subjacente um enigma. Ao longo de todo o livro, enquadrado por magníficas ilustrações, Jostein Gaarder consegue mais uma vez criar uma atmosfera intrigante que envolve, cativa e fascina o leitor. E como elementos aliciantes, o autor utiliza um grupo de peregrinos que viaja em sentido contrário ao do tempo, sendo eles uma menina, alguns anjos e pastores, várias ovelhas e um pequeno cordeiro de pelo macio. Uma história de Natal fascinante que confere um novo sentido ao mistério do nascimento de Jesus.

Classificação - Bom (4 estrelas) / Correspondeu ás minhas expectativas

Sem comentários:

Enviar um comentário