"Luiz Felipe, o Homem Por Trás de Scolari" - José Carlos Freitas

Autor: José Carlos Freitas
Título: "Luiz Felipe, o Homem Por Trás de Scolari"(2008)

História e Apreciação: O livro retrata a vida de Scolari enquanto treinador da selecção portuguesa de futebol.  Conta algumas histórias únicas e toca nalguns temas que geraram polémica como por exemplo a não convocação do Vítor Baía para o Euro 2004. As histórias são contadas por José Carlos Freitas, jornalista, amigo de Scolari e assessor de imprensa da selecção nacional que nos últimos 25 anos acompanhou mais de 130 jogos da selecção. Este livro é a sua visão do trabalho de Scolari desde que chegou á selecção, em Janeiro de 2003 até ao fim do Euro 2008. Conta algumas histórias reveladoras e interessantes sobre a nossa selecção. Qual o português que não se lembra das milhares de bandeiras nas janelas durante o Euro 2004, do escândalo quando Vitor Baía não foi convocado para o Euro 2004, quem não se lembra da forma como Scolari uniu o país e a nossa selecção de forma nunca vista? Fala também da recusa de vários convites clubes como o Real Madrid ou a selecção de Inglaterra.
Uma história interessante foi quando o Gilberto Madaíl telefonou pela primeira vez para a casa de Scolari no Brasil para falar com ele. Do outro lado respondeu uma voz a dizer: "Papai não está!". Madaíl respondeu: " Senhor Scolari, daqui é Gilberto Madaíl, Presidente da Federação Portuguesa..." e a voz do outro lado mudou de tom e respondeu: "Presidente, sou eu, claro. Desculpe, mas tinha de responder assim, pois os franceses não largam a minha perna...". Os franceses eram os dirigentes do Paris Saint Germain, que nas semanas anteriores andavam a convencer Scolari a ir para Paris, porém, Scolari soube que a FPF estava a ponderar o seu nome preferiu esperar para ouvir a proposta portuguesa.  
Mas as histórias que gostei mais foram sobre os textos motivacionais usados por Scolari antes dos jogos importantes durante o Euro 2008. uns textos eram deixados debaixo da porta dos quartos dos jogadores, outros ditos nas palestras. Estes textos demontram a capacidade de Scolari em motivar e unir o grupo fortalecendo-o para os jogos. Há um exemplo de uma fábula sobre um caçador de leões e dois amigos muito interessante. Estes são exemplos de um acontecimentos que apenas alguém próximo do treinador poderia saber, daí o valor deste livro. Pessoalmente admiro e reconheço o mérito de Scolari na prestação da Selecção Portuguesa e do Brasil, mostrando ser um motivador nato e um líder vitorioso.
O único ponto negativo é conter  poucas histórias interessantes. O livro tem mais de 180 páginas mas as histórias interessantes contam-se pelos dedos de uma mão. A escrita tem conteúdo mas falta fluidez e atratividade ao longo de todo o livro. Aconselho "Luiz Felipe, o Homem Por Trás de Scolari" a quem adora futebol e o treinador Luiz Felipe Scolari. Fui lendo aos poucos durante 6 meses. Acabei a leitura em Agosto de 2013 (183 páginas).

Classificação: Suficiente (3 estrelas) / Correspondeu ás minhas expectativas

Sem comentários:

Enviar um comentário