"O Vendedor de Sonhos" - Augusto Cury


Autor: Augusto Cury
Título em Portugal: "O Vendedor de Sonhos" (2008)
Título no Brasil: "O Vendedor de Sonhos: O Chamado"

História e apreciação(Contém SPOILERS): É um livro fantástico, dos melhores que já li. Fala sobre o vendedor de sonhos, um misterioso homem que analisa o comportamento do ser humano e critica a sociedade com uma inteligência impressionante. É um olhar sobre o mundo e as pessoas muito enriquecedor e interessante. A história começa com um senhor  desconhecido a tentar salvar a vida de um suicida que ameaça saltar de um edíficio. Com o decorrer da história a personagem dá choques de lucidez na mente das pessoas e vai conquistando-as, criando um grupo de seguidores que vai com ele para todo o lado. O vendedor de sonhos, como se intitula, critica a sociedade global e ao mesmo tempo vai dando lições de vida tendo em conta a sua própria experiência. Li em 8 dias e acabei a leitura em Julho de 2010 (254 páginas).

Sinopse (Wook): Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. De seguida, espalha a mensagem que a sociedade moderna se tornou num manicómio global. O seu discurso fresco e irreverente conquista as pessoas, habituadas a frases feitas e ao «politicamente correcto», ao mesmo tempo que as assusta. O que pensar de um estranho com ar de pedinte que fala da importância de vender sonhos ao ser humano? Uma ideia maravilhosa, mas invulgar… Numa época em que nos habituamos ao ritmo e às exigências desmesuradas de um relógio que não pára, libertarmo-nos das grilhetas da rotina e recuperarmos a consciência do que é, de facto, importante nesta vida pode ser assustador. Mas é fundamental!

Ao longo deste romance poderá seguir os passos de um Vendedor de Sonhos, uma personagem fascinante que nos deixa na dúvida se se trata de um sábio ou do mais louco dos seres?! Uma história que o fará chorar, rir, e, certamente, mudar a sua vida.

Classificação: Excelente (5 estrelas)/ Superou as minhas expectativas

Sem comentários:

Enviar um comentário