"As Batalhas no Deserto" - José Emilio Pacheco

Autor: José Emilio Pacheco
Título: "As Batalhas no Deserto"(1981)

História e apreciação: É a história do jovem Carlitos, nascido no México, numa sociedade politicamente e socialmente corrupta de pessoas maioritariammente com mentalidades fechadas e preconceituosas. Carlitos apaixona-se por Mariana,a mãe de um grande amigo seu. Tudo se desenrola á volta disso, pois Mariana não lhe sai do pensamento. Incompreendido por todos (família, psiquiatra entre outros), Carlitos é mandado para outra escola e deixa de ver o seu amigo e Mariana. Passado uns tempos encontra Rosalles, um antigo colega da escola, que lhe conta que o seu amigo Jim desapareceu e  que a  sua mão Mariana se suicidou. Esta é a história de um amor impossivel, com uma escrita simples e íntima. Não achei nada de especial. Li em 5 dias. Acabei a leitura a 26 de Julho de 2006 (88 páginas).

Sinopse (Wook): Uma história de amor impossível que vendeu mais de meio milhão de exemplares só no México.
Esta é a história de amor impossível, narrada numa obra que ainda guarda espaço para abordar temas como a corrupção social e política, a modernização do México ou o desaparecimento do país tradicional.
Ao mesmo tempo que vai resgatando memórias de uma cidade que ama intensamente - mas que aqui recria sem nostalgia e denuncia de uma forma implacável -, através do amor de Carlitos, o autor aprofunda a cumplicidade com os leitores, numa linguagem simples, depurada, comovente e aberta a várias leituras e interpretações. Traduzida em inúmeras línguas, só no México As batalhas no Desertovendeu mais de meio milhão de exemplares.

Classificação: Fraco (2 estrelas)/ Não correspondeu ás minhas expectativas

Sem comentários:

Enviar um comentário